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Título: INFLUÊNCIA DA IDADE E DA ESCOLARIDADE NA COGNIÇÃO DE IDOSOS DA COMUNIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VERONICA CARVALHO DE ARAUJO

Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador
Número do Conteúdo: 30783
Catalogação:  01/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30783@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30783

Resumo:
O diagnóstico precoce de doenças neurodegenerativas é fundamental para proporcionar tratamento adequado aos idosos e familiares. O objetivo deste estudo é apresentar dados normativos ajustados por idade e escolaridade e investigar o impacto destas variáveis no desempenho na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) de idosos da comunidade. Os dados normativos foram gerados através de estatística descritiva em grupos separados por idade e escolaridade. A análise de variância foi utilizada para verificar diferenças entre estes grupos e a interação de ambas as variáveis. Foram realizadas correlações entre as variáveis cognitivas e idade, e escolaridade, assim como entre elas. A amostra foi composta por 470 idosos sendo 420 mulheres (89,4 por cento) e 50 homens (10,6 por cento), todos avaliados através da BBRC. A idade média foi de 72,77 (mais ou menos 7,06) anos e a escolaridade média foi de 9,54 (mais ou menos 5,32) anos de estudo. Os dados normativos foram descritos em formato de média, desvio padrão e percentis. A idade mostrou-se associada às tarefas que avaliavam memória, a escolaridade influenciou os resultados das tarefas de funções executivas e funcionamento cognitivo global. A interação entre idade e escolaridade foi determinante para o resultado da tarefa que avaliou funcionamento cognitivo global. O estudo apresentou dados normativos da BBRC, comumente utilizada para rastreio de demência. Verificou-se que a interação entre idade e escolaridade impacta o desempenho de idosos na avaliação cognitiva global. O presente estudo aponta para uma dissociação: a idade afeta as funções de memória e a escolaridade as outras funções cognitivas.

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