$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE DA CAPACIDADE DE CONVERSÃO FOTOVOLTAICA DE TRÊS TECNOLOGIAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS SOB DIFERENTES CONDIÇÕES SOLARIMÉTRICAS E DE SOMBREAMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCAS MATOS DE MELLO

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 30773
Catalogação:  01/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30773@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30773@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30773

Resumo:
Com o crescente aumento da demanda por energia elétrica, a opção pelo uso de energias alternativas ganha atratividade, dentre elas a tecnologia fotovoltaica (conversão da radiação solar em eletricidade). A exemplo das experiências bem sucedidas na Europa, Ásia e Estados Unidos, o uso da conversão fotovoltaica tem crescido na América do Sul. O Brasil, em particular pela sua posição geográfica, oferece excelentes condições solarimétricas favorecendo a aplicação dessa tecnologia alternativa limpa, sustentável e renovável. Este trabalho desenvolve uma análise comparativa de três tecnologias de módulos fotovoltaicos (substratos amorfo, mono e policristalino) que integram uma usina fotovoltaica instalada por pesquisadores da PUC-Rio no telhado do Museu Light da Energia pertencente à concessionária Light Serviços de Eletricidade SA. Beneficiando-se de um sistema inteligente de conversores CC-CC, a usina permite acesso remoto individualizado a cada módulo fotovoltaico, assim, permitindo conveniente acesso aos parâmetros elétricos e meteorológicos da instalação. Como o sistema atualmente opera em condições adversas (painéis fotovoltaicos voltados para o sul geográfico e expostos a indesejáveis sombreamentos), o estudo compara o desempenho dessas três tecnologias na condição adversa hoje instalada e simula o ganho de conversão fotovoltaica que resultaria se os painéis estivessem instalados em condições ótimas de operação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui