INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O PROCESSAMENTO SINTÁTICO EM IDOSOS: COMPREENSÃO DE SENTENÇAS AMBÍGUAS E CORRELAÇÃO COM FUNÇÕES EXECUTIVAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LARISSA RANGEL FERRARI

Colaborador(es):  ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - Orientador
DANIEL CORREA MOGRABI - Coorientador
Número do Conteúdo: 30748
Catalogação:  31/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30748@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30748@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30748

Resumo:
Esta dissertação se insere na área da Psicolinguística, em articulação com a Neuropsicologia. A pesquisa se voltou para a investigação, em idosos hígidos, do processamento sintático de sentenças envolvendo ambiguidade temporária (ex.: Enquanto o homem cozinhava a batata era comprada no mercado), as quais induzem ao efeito labirinto (garden-path effect). O objetivo deste trabalho foi compreender em que medida um declínio de funções executivas com o avanço da idade poderia afetar o processamento desse tipo de estrutura sintática, a qual apresenta alta demanda para a memória de trabalho e parece requerer inibição de uma representação mental inicialmente possível. A pesquisa consistiu na aplicação de um experimento psicolinguístico de compreensão por leitura e testes de avaliação neuropsicológica (Span de Digítos, Stroop e Miniexame do Estado Mental, este último aplicado apenas aos idosos). No experimento psicolinguístico, foram tomadas como variáveis intrassujeitos plausibilidade e extensão da região ambígua entre o sintagma nominal crítico (a batata) e o ponto de desambiguização da sentença (era comprada). Foram testados 40 participantes (20 idosos e 20 jovens). Houve um efeito principal de plausibilidade e extensão da região ambígua e um efeito de interação entre grupo e plausibilidade, tendo os idosos apresentado maior dificuldade, nas condições plausíveis, para inibir a estrutura sintática equivocada construída inicialmente. Também observamos uma correlação entre plausibilidade e o teste Stroop. Os resultados são discutidos em termos da abordagem Good-Enough da compreensão da linguagem e de questões pertinentes às relações entre linguagem e outros domínios da cognição, em especial o papel de funções executivas no processamento sintático.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui