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Título: ANÁLISE DO RISCO DE QUEDA DURANTE A INTERAÇÃO COM AMBIENTES DE REALIDADE VIRTUAL
Autor: ARMANDO ENRIQUE MARTINEZ GONZALEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30738
Catalogação:  28/07/2017 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30738@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30738@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30738

Resumo:
Com o aumento da popularidade e acessibilidade de sistemas de realidade virtual (RV) de alta qualidade, tem-se levantado preocupações com relação a tendência dos sistemas de realidade virtual em provocar perda de equilíbrio. O equilíbrio é essencial para o uso seguro da realidade virtual e a perda do mesmo pode causar lesões graves. O objetivo deste trabalho é criar um sistema para avaliar o impacto da realidade virtual no equilíbrio humano. Neste trabalho, propomos e conduzimos um experimento usando o Oculus Rift e o MS Kinect Sensor. Nesse experimento, foi possível observar, quantificar e comparar o efeito de diferentes cenas de RV no equilíbrio dos usuários, bem como o efeito de avisos visuais e sonoros sobre perda de equilíbrio.

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