INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EXPERIMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS 3D POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIO RICARDO DA SILVA LIMA

Colaborador(es):  JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS - Orientador
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Coorientador
Número do Conteúdo: 30695
Catalogação:  26/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30695@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30695@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30695

Resumo:
As tecnologias 3D estão se consolidando em espaços profissionais e, entre suas possibilidades de uso, está seu emprego no contexto educacional. As pesquisas para desenvolvimento de tecnologias partem de um referencial ainda distante da realidade educacional e com predominância de visões advindas do público adulto. Nesse sentido, há espaço para o entendimento de como as crianças experimentam tais tecnologias - impressão 3D (manufatura aditiva), modelagem 3D e escaneamento 3D - no ambiente escolar da Educação Infantil. A presente pesquisa busca investigar qual a contribuição da experimentação das tecnologias 3D para a Educação Infantil, objetivando abrir possibilidades para o entendimento das formas de experimentação pelos alunos. A partir da leitura de documentos governamentais e de teóricos da educação e do desenvolvimento infantil, além do levantamento de outras experiências semelhantes, foi estruturado um experimento composto por três encontros, baseados no método de pesquisa-ação. O primeiro encontro ocorreu no espaço não formal do museu - para apresentação das tecnologias - e os outros dois no ambiente de sala de aula - para a experimentação e reflexão sobre as tecnologias. Para o experimento, foram selecionadas três turmas do último ano da Educação Infantil da escola Curiosa Idade, além do Museu Internacional de Arte Naif. Para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a abordagem da Sociolinguística Interacional. Foi constatado que os alunos do último ano da Educação Infantil são capazes de compreender todo o processo, do escaneamento 3D de objetos, passando pela customização via modelagem 3D e chegando ao objeto modificado impresso em 3D. Além disso, verificou-se que a ludicidade e a criatividade são potencializadas pelo uso das tecnologias 3D.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui