$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: BOLSA FAMÍLIA E AS SUAS CONDICIONALIDADES: ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES PARA EVASÃO E INFREQUÊNCIA ESCOLAR NA VIDA DOS ADOLESCENTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BARBARA DA SILVA LUCAS

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 30694
Catalogação:  26/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30694

Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade a análise das principais motivações para a evasão e/ou infrequência escolar de alunos do projeto Aluno Presente no bairro de Magalhães Bastos entre janeiro de 2014 a julho de 2016, pois como a não permanência na escola reflete diretamente na condicionalidade do Programa Bolsa Família e a desistência pela escolarização se configura como principal motivação para a desvinculação do jovem da garantia do benefício, nos sentimos instigadas a conhecer melhor a questão, a fim de entender quais são os reais entraves do processo e verificar se existem algumas alternativas para reversão do quadro. Para complementar à análise, buscamos ouvir uma diretora da rede municipal de educação, no sentido de verificar quais são as suas impressões sobre o espaço escolar e seus sujeitos na busca de compreender se a escola cria obstáculos ou facilidades para manter seus alunos, e quais as estratégias efetivadas com as famílias que vivenciam a questão diante dessa condicionalidade, pois o que é direito acaba por vezes por se constituir como um fator cerceador na garantia de direitos aos beneficiários da política de assistência social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui