As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MICHEL FOUCAULT E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES HETEROTÓPICAS E DE RUPTURA DA REPRODUÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIO ROBERTO MENDONÇA SCHIPHORST
Colaborador(es): GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA - Orientador
Número do Conteúdo: 30642
Catalogação: 21/07/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30642@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30642
Resumo:
Título: MICHEL FOUCAULT E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES HETEROTÓPICAS E DE RUPTURA DA REPRODUÇÃO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIO ROBERTO MENDONÇA SCHIPHORST
Colaborador(es): GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA - Orientador
Número do Conteúdo: 30642
Catalogação: 21/07/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30642@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30642
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo investigar a instituição educacional observando os conceitos fundamentais da filosofia de Michel Foucault, tais como as formações discursivas, a disseminação do poder, a sociedade de controle, a biopolítica e as heterotopias, e ainda traçar possíveis correlações com o espectro de instituições sociais que permearam a sua obra. Há também o intuito de uma maior compreensão do papel do professor e das possibilidades heterotópicas no espaço escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |