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Título: SUSTENTABILIDADE: CAMINHO PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARYNÊS MEIRELLES

Colaborador(es):  MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 30641
Catalogação:  21/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30641@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30641

Resumo:
Este estudo tem como objetivo apresentar os critérios da sustentabilidade como ferramenta para alcançar a qualidade em instituições de Educação Infantil. Inicio o trabalho apresentando o motivo que me levou a perceber que este pode ser um caminho a ser trilhado para atingir a qualidade. A intenção é difundir a ideia de que implementar a sustentabilidade não significa focalizar apenas no aspecto ambiental. Apresento inicialmente um breve histórico da Educação Infantil no Brasil, algumas definições sobre a qualidade e o conceito de sustentabilidade. Através de entrevista semiestruturada, identifiquei algumas práticas relacionadas à questão da Sustentabilidade no cotidiano de escolas de Educação Infantil tidas como escolas de qualidade e que se tornaram referência neste segmento. Por fim, teço reflexões sobre possíveis contribuições da sustentabilidade para as instituições de Educação Infantil, pensando práticas que considero importantes neste segmento e que visam o ambientalmente correto, o economicamente viável e o socialmente justo.

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