$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A ASCENSÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA: PESQUISA SOBRE PROFISSIONAIS LIBERAIS E EMPREENDEDORES NA REGIÃO DOS LAGOS-RJ
Autor: ROBERTA CRISTINA DE SOUZA NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  OLIVIA NOGUEIRA HIRSCH - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30639
Catalogação:  21/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30639@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30639

Resumo:
O presente trabalho monográfico visa enfocar algumas questões acerca da ascensão do negro na sociedade brasileira fomentada em uma pesquisa de campo no interior do Estado do Rio de Janeiro. Nesse contexto, buscou-se analisar os mecanismos preponderantes que impulsionaram a assunção desse grupo entrevistado como profissionais liberais pertencentes à classe média vigente na Região dos Lagos. Sendo assim, a maior parte das pesquisas que abordam sobre a ascensão social dos negros sucedeu a partir da escolarização e da qualificação profissional transpuseram a tomar melhores posições na pirâmide social. Dessa maneira, o caminhar deste ensaio propiciou além de observar os comportamentos, valores e estratégias de resistência que a classe média negra interiorana combate cotidianamente, na posição hierárquica social que pertence mas também, a busca pelo próprio reconhecimento do ser negro. Por fim, as dificuldades ocorrentes durante o trajeto para a elevada posição social foram evidenciadas e a distinção dos brancos situados na mesma posição foi contestada como características da sociedade discriminatória e racista brasileira que estamos inseridos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui