$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PAISAGENS EVANESCENTES: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, PAISAGEM EXPERIENCIADA E COTIDIANO URBANO
Autor: ANA EMÍLIA DA COSTA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30624
Catalogação:  20/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30624@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30624@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30624

Resumo:
Paisagens Evanescentes: Discussões sobre arte, paisagens experienciadas e cotidiano urbano é um ensaio acerca de propostas artísticas que lidam com interferências espaciais, sobretudo intervenções inseridas na cidade. Traz à tona, questões relativas ao espaço urbano, particular e privado, - levado às contingências da esfera pública -, em situações dispares. Relacionando práticas contemporâneas, de diferentes linguagens, com experimentos que permearam o século XX. Pensando nos trabalhos em diálogo com manifestações fronteiriças a arte institucionalizada, a presente pesquisa reúne imagens do fotografo Antônio Saggese(1988-1990), as inscrições da artista plástica Joana César(2010) e as paisagens dinâmicas do artista Daniel Burem(1986-2010), bem como a proposta Experiência número 2 do arquiteto artista Flávio de Carvalho(1931) e algumas orientações desenvolvidas nos experimentos situacionistas durante a década de 60. A esfera do comum é repensada frente aos paradigmas e as dilatações próprias das trocas cotidianas. Michel De Certeau, Louise Gans e Giorgio Aganbem são autores que norteiam e problematizam o espaço , e servem como aparato teórico para as discussões que se seguem. O primeiro pensador contribui para essa investigação ao contrapor as táticas (movimentos que tem por orientação, a ação constantemente revisada pelas condições ambientais) às relação as estratégias(intenções direcionadas a um fim pressuposto) . Aliada a essa dualidade, Louise Gans e Giorgio Aganbem iluminam espaços que se configuram avessos a molduras e generalizações, apontando os fluxos das paisagens experienciadas. Cabe às linhas que se seguem expor a cidade inventada e as formas de laborar a imersão do corpo nos espaços de troca por vias da arte. Desde já, o questionamento central desse texto se dá frente ao projeto moderno e as possibilidades que se abrem com a desterritorialização das informações e inventividade das experiências em contextos urbanos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui