$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A INFÂNCIA NA COLÔNIA DE FÉRIAS KINDERLAND: TECENDO HISTÓRIA, RELATO E MEMÓRIA
Autor: JULIA BAUMANN CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30596
Catalogação:  19/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30596@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30596

Resumo:
O presente trabalho apresenta as práticas da Colônia de férias Kinderland e sua relação com uma infância ativa e dialógica, em que a criatividade, autonomia, coletividade e escuta são, na experiência da autora enquanto colonista, extremamente valorizados. A Kinderland é uma Colônia de férias judaica e localiza-se em um sítio no distrito de Sacra Família do Tinguá, município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Estado do Rio de Janeiro. Ela oferece atividades durante o mês de janeiro, para crianças de, aproximadamente, oito a quatorze anos. Na monografia, são apresentadas contribuições teóricas de William Corsaro (2005, 2011), Martin Buber (2003) e Paulo Freire (1981) buscando refletir sobre o papel da criança na sociedade e a concepção de infância que é revelada na proposta da Kinderland que vai de encontro à ideia da criança como ator social e sujeito ativo, além da importância da relação dialógica nesse espaço. A história da Kinderland e a sua criação são abordadas mostrando a sua intensa relação com o período Pós-Segunda Guerra Mundial. O cotidiano e as práticas dessa colônia de férias são também relatados a partir da experiência da autora e suas recordações. Essa produção traz memórias em momentos de cuidado, interação, troca, convivência comunitária e ricas lembranças da infância nesse lugar. A monografia é apenas o ponto de partida de um estudo que terá continuidade na Dissertação de Mestrado, a qual será defendida até março de 2018, onde a autora dará visibilidade às narrativas das crianças que frequentam a Kinderland atualmente e dos adultos que já frequentaram. Portanto, será possível conhecer diferentes perspectivas, perceber as possíveis ambiguidades e compreender se essa experiência está, para outras pessoas, de acordo com a proposta dialógica da Colônia. Continuaremos tecendo essa história através das narrativas de outros participantes que estiveram/estão presentes na constituição da Kinderland.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui