$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO SOBRE A APLICABILIDADE DE NANOFLUIDOS COMO FLUIDOS DE ARREFECIMENTO EM MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
Autor: EDSON SABINO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30579
Catalogação:  18/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30579@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30579

Resumo:
Este trabalho apresenta os resultados da simulação do uso de nanofluidos como fluido de arrefecimento em um motor de 4 cilindros movido a gasolina. As simulações foram feitas com nanopartículas de Al2O3, Cu0 e SiO2 dispersas em uma solução de 60 porcento etileno-glicol e 40 porcento água. O objetivo deste estudo é verificar se o uso do nanofluido reduz o tempo de aquecimento do motor, desde a partida frio até o momento de operação em regime permanente. Primeiramente um modelo matemático foi desenvolvido, em seguida o mesmo foi confrontado com dados experimentais encontrados na literatura e, por fim, os nanofluidos em diversas concentrações foram simulados. Os nanofluidos com maior concentração tiveram melhor performance mostrando uma relação proporcional entre a fração de nanopartículas e o desempenho. Nenhum dos espécimes simulados superou a performance do fluido base, indicando a necessidade de novos estudos na área.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui