INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: REPERCUSSÕES DO CASAMENTO DOS PAIS NO CASAMENTO DOS FILHOS: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDINA DAMASCENA OZORIO

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 30532
Catalogação:  13/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30532@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30532@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30532

Resumo:
O objetivo geral desta dissertação é investigar as repercussões do casamento dos pais na conjugalidade dos filhos, a partir da percepção destes, ressaltando as semelhanças e as diferenças. Já os objetivos específicos são: estudar as transformações ocorridas no casamento e na família, nas duas gerações; investigar a presença de conteúdos da transmissão psíquica geracional na vivência da conjugalidade dos filhos; e estudar a manifestação do afeto nos casamentos das duas gerações. Para tanto, utilizamos as respostas discursivas coletadas, mas não analisadas, em pesquisa anterior sobre a validação do Questionário sobre a Conjugalidade dos Pais. Avaliamos as respostas de 50 sujeitos casados de ambos os sexos pelo método de análise de conteúdo. Dos textos emergiram quatro categorias de análise: casamento no modelo tradicional e no modelo contemporâneo; diálogos e conflitos; amor, companheirismo e manifestação de afeto; e casamento dos pais como modelo. Observamos que, tanto para as mulheres como para os homens, o casamento dos pais é visto como modelo de conjugalidade. Todavia, os entrevistados apontam mais diferenças do que similaridades entre os casamentos das duas gerações e ressaltam a busca pela abertura para o diálogo nas suas próprias relações conjugais. Constatamos que os sujeitos que percebem as semelhanças entre o seu casamento e o dos pais, exaltam as características positivas presentes no casamento dos pais e que se repetem em seu próprio casamento. Já, os sujeitos que apontam as diferenças trazem o caráter da percepção da ausência, no casamento dos pais, de sentimentos que consideram importantes como respeito e companheirismo. Concluímos que o casamento dos filhos parece ter propiciado capacidade de elaboração dos aspectos percebidos como negativos no casamento dos pais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui