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Título: TECNOLOGIAS DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
Autor: GUILHERME JORGE MELEIRO DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DELBERIS ARAUJO LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30495
Catalogação:  11/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30495@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30495@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30495

Resumo:
Com a crescente demanda de transporte de passageiros, diversos são os requisitos necessários para promover um sistema de transporte eficiente e confiável ao usuário. O transporte sobre trilhos é referência nesses aspectos ao redor do mundo, e ainda que, em meados do século passado tenha perdido sua força no Brasil, atualmente está voltando a sua real evidência como pode-se observar nas ampliações realizadas no Metrô e nos Trens do Rio de Janeiro, São Paulo e outras grandes capitais. O presente trabalho contempla a estrutura e as características intrínsecas às redes e aos sistemas de tração elétrica que alimentam o transporte sobre trilhos em corrente contínua, apresentando a distribuição de energia elétrica em um sistema metroviário, que utiliza o terceiro trilho para energização dos trens. A análise aprecia ainda métodos de dimensionamento de subestação retificadora, instalação elétrica fundamental na conversão da corrente alternada da rede pública para a corrente contínua utilizada pelos trens dos sistemas ferroviários e metroviários. Com esta abordagem realiza-se a modelagem e o dimensionamento de um sistema metroviário proposto, demonstrando o processo de cálculos das capacidades das subestações retificadoras para uso em uma fase preliminar de projeto.

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