INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PAPEL DO COMITÊ PIABANHA NA TOMADA DE DECISÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAMILA TATI PEREIRA DA SILVA BARATA

Colaborador(es):  VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Número do Conteúdo: 30483
Catalogação:  10/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30483@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30483@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30483

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo estudar as formas de gestão participativa voltadas para o trato com recursos hídricos, efetivada através da atuação dos comitês de bacias hidrográficas, mais especificamente, Comitê IV do Rio Paraíba do Sul, atuante nas regiões hidrográficas dos Rios: Piabanha, Paquequer e Preto, objetivando entender qual é a percepção e o conhecimento dos membros e colaboradores atuantes, em relação ao seu papel, bem como sua importância como instância normativa e deliberativa no contexto dos recursos hídricos. Para realização do estudo optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa, onde através da observação participante acompanhamos as reuniões ordinárias do referido comitê, e através de entrevistas semiestruturadas abrimos um canal de escuta com seus membros e colaboradores, com isto foi oportunizado identificar o que eles valorizam, e quais são as ações efetivadas para tomada de decisões que demonstrem a participação ativa da sociedade civil no processo. A resposta foi que identificamos que parte significativa dos membros, tem um olhar atento às condições ambientais locais e são sensíveis ao atual estado de conservação dos recursos hídricos, todavia nas questões conceituais e de efetiva normatização, na maioria dos casos, há registro de grandes equívocos, fator que prejudica o potencial de influência do grupo para formulação das políticas públicas na área temática, portanto, acreditamos que o resultado desse trabalho venha contribuir para mitigação dessa fragilidade destacada entre os membros do referido comitê.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui