$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A PRIMAVERA ÁRABE E AS REDES SOCIAIS: O USO DAS REDES SOCIAIS NAS MANIFESTAÇÕES DA PRIMAVERA ÁRABE NOS PAÍSES DA TUNÍSIA, EGITO E LÍBIA
Autor: JAQUELINE ZANDONA BARTKOWIAK
THATIANE DE ALMEIDA FONSECA
GABRIEL MOTTA MATTOS
VITOR HENRIQUE DO CARMO SOUZA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30432
Catalogação:  03/07/2017 Liberação: 03/07/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30432@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.30432

Resumo:
Este estudo trata sobre a Primavera Árabe e as redes sociais, sendo este, um evento em que o Facebook,Twitter, e Youtube, foram uma das principais ferramentas utilizadas para disseminação de informações em um período de reivindicações políticas, econômicas e sociais, dessa forma a pesquisa foca em apenas três países: Tunísia, Egito e Líbia, que foram alguns dos principais Estados que alcançaram visibilidade e destaque no cenário internacional. O tema levantado propõe que, através do uso da internet e das redes sociais foi possível organizar movimentos populares em oposição ao autoritarismo nos Estados em questão, e de forma que foi possível cessar alguns governos ditatoriais que eram supostamente intransigentes. Tal ideia surgiu com a finalidade de entender o anseio reprimido que a população árabe tinha de exonerar ditadores do poder e de que forma elas conseguiram dissipar as informações domésticas para o mundo inteiro através do uso das redes sociais, de forma direta e sem a intervenção das mídias tradicionais. As informações foram coletadas através da análise de conteúdo e o estudo foi feito através de uma análise quantitativa e comparativa. Ao fim, atingindo todos os objetivos propostos, constata-se a relevância e importância do estudo da utilização das redes sociais no período em que ocorreu a Primavera Árabe, uma vez que, a transposição geográfica de tais informações com a utilização de tal ferramenta potencializou a ação dos movimentos políticos, organizados pela sociedade civil, nas manifestações ocorridas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui