INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MÍSTICA E CORPOREIDADE: EXPERIÊNCIA, ÉTICA E PRÁXIS EM SIMONE WEIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDREIA CRISTINA SERRATO

Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - Orientador
Número do Conteúdo: 30412
Catalogação:  29/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30412@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30412@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30412

Resumo:
Mística e corporeidade: experiência, ética e práxis em Simone Weil caracteriza-se por um trabalho de pesquisa que se desenvolve a partir da experiência mística corpórea da filósofa de Paris, Simone Weil, que viveu uma experiência práxis místico-ética unitária em seu corpo e alma. Essa experiência se intensificou ao sentir-se tomada por Cristo em sua própria carne. Demonstraremos essa experiência a partir de sua linguagem místico-erótica, que a faz entregar-se inteiramente ao Outro. Sua espera (en attente) pelo encontro com Deus, ou melhor, ser encontrada por Ele, permite uma vida de configuração ao corpo de Cristo, a partir da proximidade com a ética Paulina, solidarizando-se em sua própria carne com as dores da humanidade, assimcomo Cristo, que entregou seu corpo para todos, culminando na verdadeira experiência eucarística: dar-se em comida e bebida para os demais. De início, nosso estudo fundamenta-se em diversas áreas do saber como sociologia, psicologia e filosofia para discorrermos sobre a temática do corpo na contemporaneidade. Terá seu portoseguro na teologia. Em seguida, nossa reflexão será realizada à luz da experiência de Simone Weil. Identificamos essa experiência mística em duas linhas de reflexão. A primeira O corpo que sofre, incontinente e resistente; e a segunda, O corpo que ama, como sensibilidade para amar e vibrar. No último passo apresentaremos sinais de uma mística erótica apostólica de configuração ao corpo do Cristo a partir de Simone Weil que aponte caminhos para se viver a mística hoje.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui