INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PERFIL NEUROPSICOLÓGICO E FUNCIONAL DE IDOSOS BRASILEIROS FREQUENTADORES DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CHRISTINA MARTINS BORGES LIMA

Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador
Número do Conteúdo: 30378
Catalogação:  26/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30378@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30378@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30378

Resumo:
A compreensão do funcionamento cognitivo no envelhecimento torna-se fundamental na atualidade diante do crescimento desta população. A presente dissertação, elaborada a partir de dois artigos, teve como objetivo investigar o perfil cognitivo, funcional e sintomas de depressão em idosos residentes na comunidade. O protocolo neuropsicológico utilizado em ambos os estudos foi composto por instrumentos de rastreio validados para a população brasileira. O estudo foi realizado com 298 idosos inseridos nas atividades oferecidas pelas Casas de Convivência da Prefeitura do Rio de Janeiro. O primeiro estudo investigou o perfil cognitivo e funcional destes idosos e identificou um padrão de normalidade na amostra, apesar de um desempenho abaixo do esperado no Teste do Desenho do Relógio. Entretanto, 20,9 por cento dos idosos apresentaram sintomas leves de depressão. Desta forma, o segundo artigo avaliou estes idosos com sintomas de depressão, comparando-os com um grupo controle pareado por idade e escolaridade. Os resultados evidenciaram que os sintomas depressivos interferiram nas atividades instrumentais de vida diária, na memória episódica anterógrada e na fluência verbal. Os estudos apontaram a importância da investigação neuropsicológica em idosos para uma maior compreensão da senescência, bem como os fatores que interferem neste processo e que representam um risco potencial para uma evolução para transtornos cognitivos leves ou estágios pré-clínicos de quadros demenciais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui