$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANOTADOR DE PAPEIS SEMÂNTICOS PARA PORTUGUÊS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARTHUR BELTRAO CASTILHO NETO

Colaborador(es):  RUY LUIZ MILIDIU - Orientador
Número do Conteúdo: 30371
Catalogação:  23/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30371@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30371@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30371

Resumo:
A anotação de papeis semânticos (APS) é uma importante tarefa do processamento de linguagem natural (PLN), que possibilita estabelecer uma relação de significado entre os eventos descritos em uma sentença e seus participantes. Dessa forma, tem o potencial de melhorar o desempenho de inúmeros outros sistemas, tais como: tradução automática, correção ortográfica, extração e recuperação de informações e sistemas de perguntas e respostas, uma vez que reduz as ambiguidades existentes no texto de entrada. A grande maioria dos sistemas de APS publicados no mundo realiza a tarefa empregando técnicas de aprendizado supervisionado e, para obter melhores resultados, usam corpora manualmente revisados de tamanho considerável. No caso do Brasil, o recurso lexical que possui anotações semânticas (Propbank.br) é muito menor. Por isso, nos últimos anos, foram feitas tentativas de melhorar esse resultado utilizando técnicas de aprendizado semisupervisionado ou não-supervisionado. Embora esses trabalhos tenham contribuido direta e indiretamente para a área de PLN, não foram capazes de superar o desempenho dos sistemas puramente supervisionados. Este trabalho apresenta uma abordagem ao problema de anotação de papéis semânticos no idioma português. Utilizamos aprendizado supervisionado sobre um conjunto de 114 atributos categóricos e empregando duas técnicas de regularização de domínio, combinadas para reduzir o número de atributos binários em 96 por cento. O modelo gerado usa uma support vector machine com solver L2-loss dual support vector classification e é testado na base PropBank.br, apresentando desempenho ligeiramente superior ao estado-da-arte. O sistema é avaliado empiricamente pelo script oficial da CoNLL 2005 Shared Task, obtendo 82,17 por cento de precisão, 82,88 por cento de cobertura e 82,52 por cento de F1 ao passo que o estado-da-arte anterior atinge 83,0 por cento de precisão, 81,7 por cento de cobertura e 82,3 por cento de F1.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui