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Título: CELPE-BRAS E CELU: POSSÍVEIS INTER-RELAÇÕES LINGUÍSTICAS, INTERCULTURAIS E MULTITERRITORIAIS
Autor: FERNANDA RICARDO CAMPOS
RONALDO TAVARES GOMES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30359
Catalogação:  22/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30359@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30359

Resumo:
Este artigo propõe investigar os construtos dos testes de proficiência CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiro - Brasil) e CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso - Argentina), verificando não só as suas convergências e possíveis divergências, mas, sobretudo, as possibilidades de comunicação e compreensão intercultural que ambos os testes possam proporcionar a brasileiros e argentinos. O CELPE-BRAS e o CELU são dois exames de proficiência oficiais, promovidos e realizados por países em um mesmo continente e fronteiriços, cujo construto, formatos e abordagens de avaliação têm uma relação muito próxima. Nesse sentido, é importante saber como se fundamentam esses exames, quais são os seus construtos e como eles se relacionam; assim poderá ser possível estabelecer uma análise comparativa e verificar quais os reflexos que se podem depreender deste estudo, a fim de que se possa conceber, de forma mais contemporânea, uma melhor compreensão desses dois testes de proficiência.

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