$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: EVENTO DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO
Autor: ALINE DE SOUSA NASCIMENTO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30317
Catalogação:  20/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30317@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30317

Resumo:
Docentes, mediante práticas de letramento, conduzem o alunado à reflexão, à organização de ideias, e a perceber finalidades na leitura e na escrita. Trabalhamos neste artigo com o conceito de evento de letramento conforme Street (2012) e Kleiman (1995) a partir da análise de artigos de opinião produzidos por discentes do nono ano. O presente trabalho contribui para o debate acerca do letramento escolar, mediante práticas de letramento (STREET, 2012), pois um dos objetivos do ensino de língua portuguesa é ampliar a capacidade de utilizar leitura e escrita do alunado, principalmente no Ensino Fundamental. Escolhemos o gênero discursivo artigo de opinião e justificamos o trabalho com este gênero a partir da leitura de Dolz e Schneuwly (2010), pois textos argumentativos precisam ser trabalhados também no Ensino Fundamental dentro da sala de aula. Acerca da argumentação, baseamo-nos em Fiorin (2015), Cavalcante (2015) e Gonzaga (2016).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui