INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA PAULA LIMA LUCAS

Colaborador(es):  ARNDT VON STAA - Orientador
Catalogação:  09/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30262@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30262@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30262

Resumo:
A organização participante deste trabalho buscou implantar atividades relacionadas à manutenção de software em função de problemas relacionados à grande ocorrência de defeitos, constantes retrabalhos, entre outros. Para suprimir esses problemas, inicialmente, foi elaborado um estudo preliminar do sistema em questão, avaliando o estado atual da manutenção de software. Diante do diagnóstico realizado, ficou evidente a necessidade de mudanças na maneira como eram conduzidas as atividades de manutenção do sistema. Com isso, iniciou-se a busca por alternativas de melhorias com objetivo de reduzir a ocorrência de defeitos e também aumentar a manutenibilidade do sistema. Sabendo quais são os problemas e o que poderia ser feito para melhorar, propôs-se adotar algumas práticas do modelo de maturidade de manutenção de software - SMmm e integrar os conceitos destas práticas em um processo definido e adaptado às necessidades do sistema. Para apoiar essa implementação, a infraestrutura utilizada foi a plataforma Team Foundation Service - TFS que colaborou com a implementação das práticas selecionadas segundo as exigências do modelo SMmm, resultando em um processo definido apoiado pelo TFS que implementa parcialmente o modelo SMmm. Este trabalho apresenta um estudo de caso com o objetivo de avaliar os benefícios proporcionados pela utilização de algumas práticas do modelo SMmm. A avaliação realizada confronta os dados do estudo preliminar com dados coletados após adoção das práticas, os resultados analisados apontaram uma redução significativa da quantidade de defeitos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui