INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ELETRO-ELETRÔNICOS: UMA PROPOSTA PARA RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GENILSON JACINTO PACHECO

Colaborador(es):  TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
Catalogação:  07/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30247@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30247@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30247

Resumo:
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa relativa ao tema Gerenciamento de Resíduos Eletro-Eletrônicos: Uma Proposta para Resíduos de Equipamentos de Informática no Município do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro é uma das com maior índice de Desenvolvimento Sustentável do Brasil que se depara, entretanto, com uma problemática gestão dos Resíduos de Equipamentos de Informática. Assim, há a necessidade de ser sugerido um Protocolo adequado para o Município do Rio de Janeiro. Este protocolo deve abranger as seguintes etapas: coleta, tratamento e disposição final. Para o embasamento pragmático do estudo foram feitas visitas técnicas. Pesquisou-se, primeiramente, uma empresa que trabalha no mercado da reciclagem das placas de circuito impresso, e num segundo momento uma Cooperativa Popular conhecida como Amiga do Meio Ambiente (Coopama), que trabalha com todos os tipos de REEEs dando ênfase aos Resíduos de Equipamentos de Informática. O trabalho foi limitado somente ao meio urbano, visto que os serviços e a gestão do lixo eletrônico estão mais centralizados neste espaço. Um dos resultados obtidos foi a verificação relativa à existência de alguns subdistritos cariocas que apresentam números expressivos de computadores domiciliares. Este fato causa uma grande problemática, visto que a coleta destes resíduos ainda é muito precária. Nesta dissertação é proposto um modelo coerente de Gestão adequada, viabilizando uma disposição final sustentável assim como o reaproveitamento desses Resíduos, no Município do Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui