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Título: TODO O DIA, O DIA TODO: A ORDEM DOS PRONOMES INDEFINIDOS NAS OBRAS DE RUBEM FONSECA E SEU ENSINO EM AULAS DE PL2E
Autor: ELIANA FERNANDES LOURENCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SHEILA MEJLACHOWICZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30194
Catalogação:  01/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30194@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30194@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30194

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a ordem dos pronomes indefinidos nas obras de Rubem Fonseca, identificando os casos em que a mudança na ordem dos pronomes na sentença implica na mudança de sentido e, quando a alteração da posição é apenas uma questão de estilo ou de ênfase. O reconhecimento - por parte do estudante estrangeiro - das interferências semânticas que a ordem pode provocar amplia a compreensão e a capacidade de produção da língua em aquisição. Em geral, os materiais didáticos dedicados ao ensino do português como língua estrangeira e/ou como segunda língua não abordam a questão da ordem na frase. Utilizamos os contos fonsequianos pela predominância da linguagem informal, sendo um interessante gancho para trabalhar a oralidade, já que a fluência em um determinado idioma ultrapassa os conhecimentos estritamente gramáticos, por essa razão, optamos pela Gramática Funcional, como teoria base por melhor atender aos propósitos desta pesquisa.

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