INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM TRAJETO PARA PEDRO ÍCARO: OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA E LEGITIMAÇÃO DE UM JOVEM ESCRITOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCAS VIRIATO DE M M P DE SOUZA

Colaborador(es):  MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador
Número do Conteúdo: 30146
Catalogação:  29/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30146@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30146@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30146

Resumo:
O projeto investiga o percurso de um escritor iniciante e sua inserção no circuito das artes. Analisando diferentes etapas de legitimação dos textos ao longo da vida do jovem Pedro Ícaro, são apresentadas as diferentes partes do seu trajeto, sempre acompanhadas de um comentário (auto)crítico, entendendo o nascimento do autor não apenas no campo da literatura, mas também no social. Procurou-se focar os variados desdobramentos da sua vida literária: leituras, escrita, universidade, colegas de geração, mercado editorial, primeiro livro, jornais literários, internet, livrarias, eventos, imprensa, redes de comunicação e leitores. Foram analisados detalhes da práxis do sistema literário, colocando em destaque o espaço entre a pessoa que escreve um texto e o autor, e como são os bastidores desse advento. Tendo como base experiências reais, as considerações se construíram a partir do registro imaginário de situações vividas pelos autores em início de carreira. Optou-se pela confluência entre o objeto e a própria forma de construção da pesquisa. Assim, a dissertação está construída de forma literária, em variados gêneros, do micropoema ao ensaio teórico. Cada bloco deve ser entendido como uma narrativa, mas também como uma plataforma que levante questões sobre os temas tratados. Espera-se que o trabalho cumpra o papel de discutir alguns aspectos da política literária atual e sirva também como um relato válido para os que pretendam estudar Pedro Ícaro ou qualquer outro integrante da presente geração e o modo como se deu a prática literária no seu tempo.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui