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Título: DAS TEORIAS À EXPERIÊNCIA: ALTERAÇÃONAS VOZES DO FEMININO EM POETISAS CONTEMPORÂNEAS
Autor: MOIZA FERNANDES ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30134
Catalogação:  29/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30134@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30134@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30134

Resumo:
Esta tese tem como objetivo investigar as marcas da inscrição do gênero feminino através de poemas escritos por mulheres entre os anos de 1980 a 2012 no contexto contemporâneo do mundo ocidental de matriz judaico-cristão, embasada nas teorias da Ciência da Literatura Empírica, do Construtivismo Radical e dos Estudos da Neurociência. Investiga o retrato da musa na poesia em uma viagem pelo tempo e a este contrapõe o tom maduro das vozes líricas de poetisas como as brasileiras Darcy França Denófrio (Jataí – Goiás); Lília Pereira da Silva (Itapira - São Paulo); Raquel Naveira (Campo Grande - Mato Grosso do Sul); Valéria Villela (Rio de Janeiro - RJ); e das portuguesas: Ana Luísa Amaral (Porto), Inês Lourenço (Porto) e Maria Teresa Horta (Lisboa). Denuncia a invisibilidade da mulher escritora no sistema literatura responsável pelas escolhas dos escritores que se destacam em antologias e importantes prêmios como Jabuti no Brasil e Camões em Portugal. Deixa claro o fato de que, ainda que livros de escritoras não circulem nos meios literários, eles existem e justificam participar do cânone dito oficial que até então lhes reserva uma parcela muito inferior a dos homens escritores. Em seu corpus traz conceitos como o de observadores de segunda ordem e o sujeito linguajante de Maturana e Varela; as relações entre a gestão da vida e os processos homeostáticos responsáveis pela sobrevivência da mente consciente, presentes na Neurociência com Damásio e seus estudos sobre as questões do self, do surgimento do eu autobibliográfico responsável por conferir ao cérebro um eu espiritual que dá ao humano sua sensação de identidade e nos levam a compreender a inscrição social de gênero que se enraíza desde a infância em todos os sujeitos sociais e deixa profundas marcas como as verificadas ao longo da investigação da voz lírica nos poemas e seus temas recorrentes como: confissão, matrimônio, cultura, repressão, sexualidade repletos do sentimento de opressão do sujeito mulher por trás do eu lírico. Nesta investigação apresentamos também, conceitos trabalhados a partir de estudos de pesquisadores como: Ernest von Glasersfeld, Michel Foucault, Norbert Elias, Siegfried Schmidt, Stuart Hall, Wilhelm Reich, para citar os mais relevantes.

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