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Título: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MACBETH E LADY MACBETH SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA PEÇA DE SHAKESPEARE: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Autor: ODETE FIRMINO ALHADAS SALGADO
RENAN SILVA DA PIEDADE
HUGO TAAM DART
AMANDA FIORANI BARRETO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30123
Catalogação:  26/05/2017 Liberação: 26/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30123&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30123

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de sentidos no discurso literário de Macbeth e Lady Macbeth na tragédia homônima de William Shakespeare, buscando ressaltar as contribuições da análise para o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto, tomamos por base a perspectiva sociossemiótica de linguagem proposta por Halliday e Matthiessen (2004), especialmente a análise dos recursos avaliativos (MARTIN e WHITE, 2005), em interface com a proposta de letramento literário de Cosson (2014). O corpus consiste de trechos avaliativos da obra, na tradução de Manuel Bandeira (1989), com o intuito de proporcionarmos aos aprendizes de LI um processo de ensino/aprendizagem focado não apenas na análise da materialidade linguística, isto é, do texto, como também nas possíveis manifestações literárias da língua em questão. Os resultados indicam que um trabalho desta natureza pode levar o aluno a um letramento literário e linguístico sendo, portanto, um letramento mais amplo.

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