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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PARADOXO DO AFETO NO (DES)ENSINO DE LITERATURA Autor: ODETE FIRMINO ALHADAS SALGADO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 30121
Catalogação: 26/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30121@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30121
Resumo:
Título: O PARADOXO DO AFETO NO (DES)ENSINO DE LITERATURA Autor: ODETE FIRMINO ALHADAS SALGADO
Nº do Conteudo: 30121
Catalogação: 26/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30121@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30121
Resumo:
O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura, que muitas vezes trata a materialidade do texto de forma superficial, e o afeto que a leitura proporciona a partir de uma perspectiva sociossemiótica de linguagem. Dessa forma, entendendo que a literatura é uma linguagem, procuro trabalhar a ideia de que textos literários também estão acessíveis para análises linguísticas, pois o texto é a própria linguagem em uso (HALLIDAY, 2002 [1964]; 1994). Os significados construídos pelo autor em seu discurso literário estão intimamente ligados ao contexto de produção e circulação da obra, ou seja, o texto só acontece em seu ambiente social. Em relação ao afeto, centro das emoções que expressamos e o centro dos sentimentos institucionalizados (MARTIN e WHITE, 2005), é preciso compreender que o prazer da leitura deve figurar como protagonista no processo de ensino-aprendizagem de literatura e de letramento literário crítico.
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