$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO DO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO (ABSTRACT) NA SALA DE AULA DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS: UMA PROPOSTA DE TAREFA
Autor: MONICA DA COSTA MONTEIRO DE SOUZA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30119
Catalogação:  26/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30119@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30119

Resumo:
O objetivo deste trabalho é discutir o uso de gêneros discursivos no contexto de ensino/aprendizagem de inglês para fins específicos (IFE) e apresentar um instrumento de aprendizagem (Souza, 2016) que propõe tarefas com foco na conscientização do gênero resumo acadêmico (abstract). Para tanto, tomamos por base a proposta pedagógica da Escola de Sydney conhecida como ciclo australiano ou A Roda (The Wheel) (Martin, Christie, & Rothery, 1987 apud Christie, 1999; Hammond et al., 1992 apud Paltridge, 2001; Martin, 2000) e a perspectiva teleológica de Martin (1992), que define o gênero como um sistema estruturado em partes, com meios específicos para fins específicos. A partir de um paradigma qualitativo de pesquisa (Denzin e Lincoln, 2006), as análises sugerem que o instrumento de aprendizagem apresentado pode promover a conscientização dos alunos acerca das práticas sociais que constituem o contexto sócio-histórico no qual o inglês para fins específicos é utilizado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui