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Título: O FEMININO E O MASCULINO NO CONTO DE FADAS A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI: REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO CRÍTICO
Autor: JULIA RODRIGUES CHAGAS CABRAL
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30108
Catalogação:  26/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30108@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30108

Resumo:
Neste artigo reflito sobre o letramento crítico (CERVETTI, PARDALES & DAMICO 2001; MCLAUGHLIN, DEVOOGD, 2004), focalizando o conto A moça tecelã , de Marina Colasanti, à luz da linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014). Para isso, foram traçados os seguintes objetivos: i) identificar e classificar processos, participantes e circunstâncias associados às personagens feminina e masculina; ii) analisar e interpretar as escolhas lexicogramaticais da autora e iii) discutir de que modo as representações das personagens do conto podem ser usadas para problematizar as relações sociais entre homens e mulheres em contextos pedagógicos. Este é um estudo de natureza qualitativa interpretativista (DENZIN & LINCOLN, 2006) que tenciona aprofundar o diálogo sobre a leitura em sala de aula em uma perspectiva crítica.

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