$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SELECTION OF A CARBON FOOTPRINT ESTIMATION METHOD FOR URBAN DISTRIBUTION SERVICES: APPLICATION OF AN HYBRID AHP-TOPSIS METHOD
Autor: SERGIO RAMIREZ LOPEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - ADVISOR
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 30101
Catalogação:  26/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30101@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30101@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30101

Resumo:
The recent global awareness has influenced the different business activities on a large scale and for this reason, the Green Logistics plays an important role in the contemporaneity. The aim of this work is to use methods to support multicriteria decision making such as AHP and TOPSIS to choose the most appropriate methodology to carry out the estimate of the Carbon Footprint for a distribution company, on this case Courrieros, which uses bicycles as a transportation vehicle in the city of Rio de Janeiro, and thus, compare it with the same delivery service using conventional vehicles, as motorcycle, and demonstrating the impact on the environment. Results indicated that the PAS 2050 methodology is the most recommended to perform the calculation of GHG emissions for this service. Therefore, it was estimated that when using a motorcycle as a transport vehicle, 5102.55 kg of CO2e of GHG emissions were produced in December, that is, 10.89 times more emissions than Courrieros using the bicycle, which produced only 468.48 kg of CO2e in the same period. In addition, it has been estimated that three (3) trees need to be planted to compensate for the emissions generated by Courrieros bicycles, differing widely from the bikes of the alternative company, which increases sharply to 36 trees.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui