INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE CÁLCULO DA PEGADA DE CARBONO DE SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO URBANA: APLICAÇÃO DO MÉTODO HÍBRIDO AHP-TOPSIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SERGIO RAMIREZ LOPEZ

Colaborador(es):  HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - Coorientador
Número do Conteúdo: 30101
Catalogação:  26/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30101@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30101@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30101

Resumo:
A recente conscientização global tem influenciado em grande medida as diferentes atividades empresariais e por isto que, a Logística Verde tem um papel importante na contemporaneidade. O propósito deste trabalho é utilizar métodos de apoio à tomada de decisão multicritério como o AHP e o TOPSIS para escolher a metodologia mais apropriada para realizar a estimativa de Pegada de Carbono de um serviço de entregas de uma empresa de distribuição, neste caso, se aplicou o estudo à Courrieros, que utiliza bicicletas como veículo de transporte na cidade do Rio de Janeiro, e assim, compará-la com o mesmo serviço de entrega realizado com veículos convencionais, como a moto, demonstrando o impacto no meio ambiente. Os resultados indicaram que a metodologia PAS 2050 é a mais recomendada para realizar o cálculo de emissões de GEE deste serviço. De tal forma, calculou-se que ao empregar a motocicleta como veículo de transporte, se produziram 5102,55 kg de CO2e de emissões de GEE no mês de dezembro, ou seja, 10,89 vezes mais emissões do que a empresa Courrieros que ao utilizar a bicicleta, produz somente 468,48 kg de CO2e no mesmo período. Além disso, calculou-se, que é necessário o plantio de três (3) árvores para compensar as emissões geradas pelas bicicletas da empresa Courrieros, diferençando-se amplamente das motocicletas da empresa alternativa, a qual o número aumenta drasticamente para 36 árvores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui