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Título: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES DE NANOFLUIDOS A SISTEMAS AUTOMOTIVOS
Autor: DANIEL DE LIMA LIERS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30098
Catalogação:  25/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30098@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30098@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30098

Resumo:
Atualmente o desenvolvimento e pesquisas envolvendo nanofluidos têm sido cada vez mais estimulado pelas industrias devido às melhoras, significativas, das propriedades termofísicas desses fluidos, tais como a condutividade térmica, difusividade térmica, viscosidade e coeficiente de transferência de calor. A industria automotiva possui grande potencial para a utilização desses nanofluidos, pois há diversos sistemas , como transmissão, arrefecimento, lubrificação, refrigeração, entre outros que ao se utilizar os nanofluidos corretos, podem se beneficiar da alta condutividade térmica oferecida por estes. O objetivo do presente trabalho é o dimensionamento de um sistema de refrigeração com utilização de um fluido secundário, visando viabilizar a utilização do refrigerante HFO-1234yf como alternativa ao fluido R-134a, utilizado atualmente. Essa motivação ocorreu pelo fato da necessidade da substituição dos refrigerantes a base de HFC e HCFC, utilizados atualmente, devido às questões ambientais. Além de utilizar um novo refrigerante, o projeto visa propor uma alternativa inovadora para o fluido secundário, o nanofluido de nanotubos de carbono. O projeto do sistema de refrigeração foi desenvolvido para um veículo tipo van com uma determinada carga térmica de acordo com as condições de operação consideradas.

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