INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PEQUENOS INFINITOS EM PESSOA: UMA AVENTURA FILOLÓGICO-LITERÁRIA PELOS SONETOS DE FERNANDO PESSOA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS PITTELLA LEITE

Colaborador(es):  CLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI - Orientador
Número do Conteúdo: 30086
Catalogação:  25/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30086@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30086@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30086

Resumo:
Esta tese empreende uma leitura global dos sonetos de Fernando Pessoa e seus heterônimos, incluindo a fixação e o estudo de cerca de trezentos poemas escritos em Português, Inglês ou Francês. A dimensão do corpus não representa a totalidade dos sonetos pessoanos encontrados ao longo da pesquisa; embora se estudem alguns poemas inéditos, são postos de lado mais de cinqüenta sonetos inéditos em Inglês, cujo testemunho permanece por fixar. O trabalho propõe-se a estudar Pessoa como um dos grandes sonetistas da Literatura Portuguesa, alçando-o ao estatuto de Camões, Bocage e Antero, no que tange ao cultivo do soneto como elo entre tradição e ruptura. A leitura dos poemas desenvolve-se em três estágios, que correspondem às três partes da tese: investigação, edição e estudo. Na investigação, em que se esmiúça a metodologia, discutem-se os desafios filológicos e editoriais de lidar com os sonetos de Pessoa: onde encontrá-los, como lê-los e datá-los, a que heterônimos atribuí-los, que textos incluir dentro da definição de soneto... A segunda parte contém o texto fixado dos sonetos, com notas indicando nossas divergências de leitura em relação a edições de referência tais como as da Imprensa Nacional Casa da Moeda. O texto dos poemas conta com um aparato sincrônico de ícones em marginália, permitindo a leitura em diversas seqüências temáticas, para além da ordem cronológica. Por fim, a terceira parte expõe as conclusões da investigação, sob a forma de leituras temáticas agrupadas em temas-em-si, temas de linguagem e temas filosóficos, respectivamente tratando dos motivos constantes, os mecanismos poéticos e as vias de conhecimento recorrentes nos sonetos de Pessoa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS DE FIGURAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E INDICE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui