XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OLHARES TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE PROFESSORES E DE ALUNOS POR UM VIÉS SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: ADRIANA RODRIGUES DE ABREU
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 30084
Catalogação: 24/05/2017 Liberação: 24/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TEXTO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30084&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30084
Resumo:
Título: OLHARES TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE PROFESSORES E DE ALUNOS POR UM VIÉS SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: ADRIANA RODRIGUES DE ABREU
Nº do Conteudo: 30084
Catalogação: 24/05/2017 Liberação: 24/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TEXTO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30084&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30084
Resumo:
Este ensaio tem por objetivo apresentar olhares teóricos como forma de contribuir para reflexões acerca de ambientes pedagógicos, principalmente no que tange à construção de identidades de professores e alunos. Construtos de três pressupostos teóricos são postos em interface: teorias de identidade de viés socioconstrucionista, a Linguística Sistêmico-Funcional e o Sistema de Avaliatividade. A reflexão proposta configura-se no desejo de compartilhar entendimentos sobre questões que envolvem os diferentes ambientes pedagógicos, privilegiando-se uma visão holística das ações observadas. Com isso, esperamos olhar para o espaço escolar em seu fazer natural, mediado por relações entre interlocutores reais, que se posicionam a partir de suas próprias experiências e de outros discursos que os constroem enquanto seres unos e de múltiplas identidades.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |