$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DISCURSO DE PROFESSORES SOBRE SUA PRÁTICA
Autor: SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30082
Catalogação:  24/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30082@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30082

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo entender como professores em atuação na educação básica da rede pública constroem sua prática profissional, enfocando as avaliações e posicionamentos que surgem em seus discursos sobre a atividade docente. O estudo está inserido no domínio da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) e dos estudos educacionais sobre o trabalho docente (GIROUX, 1997; TARDIF; LESSARD, 2013). Como aporte teórico, utilizo os princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, 2001; MARTIN; WHITE, 2005), perspectivas que concebem a linguagem como orientada para o uso e dotada de recursos para que usuários se posicionem ideologicamente. Para tanto, considero os dados gerados em um grupo focal (GATTI, 2012) entre três professores que atuam na educação básica em escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. As análises sugerem um posicionamento afetivo por parte dos participantes diante de sua profissão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui