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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A APLICABILIDADE DO DESIGN INCLUSIVO EM PROJETOS DE DESIGN Autor: DANILA GOMES PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30055
Catalogação: 23/05/2017 Liberação: 23/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30055&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30055&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30055
Resumo:
Título: A APLICABILIDADE DO DESIGN INCLUSIVO EM PROJETOS DE DESIGN Autor: DANILA GOMES PEREIRA
Nº do Conteudo: 30055
Catalogação: 23/05/2017 Liberação: 23/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30055&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30055&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30055
Resumo:
O Design Inclusivo visto como uma abordagem de projeto que visa reconhecer as necessidades do maior público possível na concepção de projetos, é capaz de orientar designers à elaboração de produtos e serviços mais práticos e utilizáveis pelo maior número de pessoas possíveis, independentemente de sua idade ou habilidade. Todavia, esta prática não é comumente adotada por designers brasileiros. A problemática encontrada no entorno dessa abordagem de projeto é percebida na escassez de produtos inclusivos no mercado. Portanto, acredita-se que esta questão está vinculada a pouca difusão do ensino do Design Inclusivo nos cursos de graduação em Design. Diante disso, essa pesquisa teve como principal objetivo, traçar um panorama do ensino e prática do Design Inclusivo no Brasil em contraponto com a vivência deste por profissionais internacionais especialistas no assunto. Através de uma revisão bibliográfica foi possível conhecer e se aprofundar no conceito do Design Inclusivo e levantar as relações entre ensino e prática deste em projetos de Design. Por meio de entrevistas exploratórias e um questionário online foi possível saber se os professores dos cursos de graduação em Design do Brasil conhecem, ensinam e aplicam o Design Inclusivo e saber se os profissionais (designers) brasileiros conhecem o Design Inclusivo e o aplicam em projetos. Por meio de um questionário encaminhado para profissionais especialistas no assunto foi possível saber como é o processo projetual na adoção dessa abordagem e os desafios vividos por eles no ensino. Através dos resultados percebeu-se que a maior fonte de conhecimento dessa abordagem é o meio acadêmico e que o ensino do Design Inclusivo é factual em muitos cursos de graduação em Design, porém, notam-se contrapontos na forma como esta sendo ensinado e aprendido. Como a prática é, em tese, reflexo do que se aprende, a aplicabilidade do Design Inclusivo em projetos de Design ainda não é uma realidade comum no Brasil.