INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: AUTOR 24 HORAS: ALCANCES (POSSÍVEIS) EM UM TOQUE VIRTUAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELOISE PORTO FERREIRA

Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Número do Conteúdo: 30023
Catalogação:  19/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30023@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30023@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30023

Resumo:
Navegar é preciso, viver não é preciso, evocava o poeta Fernando Pessoa. No início do século XXI, navegar também é o verbo. Porém, navegamos todos nas ondas da internet. Sites aparecem e somem na tela em questão de segundos - basta clicar uma vez. O presente trabalho pretende investigar como a autoria se configura na contemporaneidade, considerando o surgimento das chamadas novas mídias. Serão analisados dois fenômenos: o primeiro é o do descentramento da autoria, com a publicação de experiências de escrita compartilhada em blogs e interferências do mercado editorial sobre o processo de produção da escrita, com sugestão de temas, de formatos ou procedimentos que costumavam ser geridos pelo próprio autor na criação de sua obra. O segundo fenômeno, aparentemente oposto ao primeiro, refere-se ao fortalecimento da figura do autor nos meios virtuais, especialmente nas redes sociais, o que pode nos sugerir uma ressurreição do autor. Esse fortalecimento passa pela criação da persona do autor em ambiente virtual, onde tudo parece ser impreciso, pois um único suporte - a tela do computador - é o espaço tanto da comunicação de informações consideradas reais quanto da ficção. Portanto, pretendemos investigar a presença do autor em dois campos: no campo virtual, com participação e trabalho na internet, e no campo presencial, através da participação em feiras literárias, entrevistas e outros eventos,destacando-se a sua crescente profissionalização. Michel Foucault, na década de 60, pergunta O que é um autor?, e seu questionamento permanece extremamente vívido na volatilidade dos tempos cibernéticos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui