INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A ARTE DE ESCREVER HISTÓRIAS: EXPERIMENTOS CONTEMPORÂNEOS DE HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALINE DE ALMEIDA MOURA

Colaborador(es):  HEIDRUN FRIEDEL KRIEGER OLINTO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 30022
Catalogação:  19/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30022@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30022@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30022

Resumo:
Mudanças paradigmáticas no campo dos Estudos de Literatura e da História alteraram profundamente pressupostos teóricos e epistemológicos de suas respectivas construções de conhecimento. A indagação básica dessa dissertação está centrada sobre o descompasso entre esses pressupostos e as práticas mais tradicionais de historiografia literária, analisando respostas inovadoras ensaiadas nos últimos anos por experimentos de historiografia literária atentos aos diversos questionamentos precedentes nas duas esferas disciplinares. Nesse horizonte, serão tematizadas as mudanças na conceituação do fenômeno literário e a sua expansão para além dos limites do texto e avaliados os reflexos do chamado despertar epistemológico no campo disciplinar da História, que afetaram a escolha dos objetos a serem investigados, dos métodos e das formas de sua escrita. O foco de análise nessa dissertação são as configurações escriturais desses experimentos e os pressupostos usados para justificar as suas propostas alternativas e os seus circuitos comunicativos ampliados, ou seja, analisar a grafia inerente a toda história literária como parte de significativa relevância para a sua constituição. O corpus de análise, voltado para o caráter inovador de seus experimentos, tanto no conteúdo quanto na forma de escrita, propõe, como alternativa ao modelo épico-narrativo, uma constelação de ensaios de autoria diversa. Objetivando promover uma experiência de leitura que possibilite a construção do conhecimento histórico literário em vista de encontros fascinantes dos leitores, esse corpus é formado basicamente por A New Literary History of America (2009); A New History of German Literature (2004) e A New History of French Literature (1989).

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui