$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CARACTERIZAÇÃO DO ESCOAMENTO BIFÁSICO EM LINHAS SUBMARINAS NA PRESENÇA DE UM HOMOGENEIZADOR DE FLUXO
Autor: RODRIGO DOS SANTOS NAVARRO DE MESQUITA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IGOR BRAGA DE PAULA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30021
Catalogação:  18/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30021@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30021

Resumo:
Este trabalho tem seu escopo voltado para a caracterização do escoamento intermitente em tubulação horizontal, na presença de um homogeneizador de fluxo. O equipamento testado foi reproduzido em escala laboratorial, respeitando as condições de similaridade com o protótipo em escala de campo. O projeto foi baseado no trabalho de Fonseca (2012). Para satisfazer as condições de similaridade, foi utilizada uma solução de glicerina e ar como fluidos de trabalho em uma tubulação com 41 mm de diâmetro interno. Um sensor ultrassônico foi utilizado para medir a variação do nível de líquido no homogeneizador. Além disso,foram colocadas tomadas de pressão na entrada e saída do homogeneizador para a avaliação da perda de carga induzida pelo dispositivo. O escoamento intermitente na entrada do homogeneizador foi caracterizado com um sistema de interruptores de feixe infravermelho. Com isso, foi possível realizar um estudo do comportamento estatístico dos comprimentos de pistão de líquido, das frequências de passagem dos pistões e do comprimento da bolha alongada. Todos esses dados foram coletados para diferentes vazões de gás e líquido. O objetivo foi caracterizar o comportamento do sistema em diferentes regiões de operação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui