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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DIREITOS HUMANOS UMA RETÓRICA VAZIA? Autor: GIUSEPPE TOSSI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 3001
Catalogação: 12/09/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3001@1
Resumo:
Título: DIREITOS HUMANOS UMA RETÓRICA VAZIA? Autor: GIUSEPPE TOSSI
Nº do Conteudo: 3001
Catalogação: 12/09/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3001@1
Resumo:
O paradoxo dos direitos humanos reside no contraste entre o movimento de universalização,
multiplicação e especificação sempre crescente das solenes declarações de direitos e o aumento
generalizado das violações e do desrespeito aos direitos humanos. Para encontrar respostas a essa
questão, o autor esboça um breve histórico das três principais correntes de pensamento que
contribuíram para a formação da doutrina dos direitos humanos e que influíram na Declaração
Universal de 1948: o liberalismo, o socialismo e o cristianismo social. Essas correntes deram origem a
três "tipos" ou "classe", ou "gerações" de direitos: os direitos de liberdade, os direitos sociais e os
direitos de solidariedade. Os direitos sociais, apesar de ter aparecido "depois" dos direitos individuais,
constituem a condição necessária para a realização dos segundos: sem a garantia de um mínimo de
direitos sociais que permitam uma vida digna, não é possível usufruir efetivamente dos direitos civis.
No entanto o processo de globalização e a ideologia neoliberal que o dominam significam um
retorno - e um retrocesso - à pura defesa dos direitos de liberdade, com uma intervenção mínima do
Estado. Nessa perspectiva, não há lugar pelos direitos econômico-sociais e/ou de solidariedade da
tradição socialista e do cristianismo social; por isso novas e velhas desigualdades sociais e
econômicas estão surgindo no mundo inteiro. O paradoxo dos direitos humanos se explica pelo
"desencontro" de duas globalizações: a globalização das declarações vai no sentido oposto da
globalização das relações econômicas dominantes. É por isso que a doutrina dos direitos humanos
corre o risco de se tornar uma retórica vazia de conteúdo efetivo.