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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: VOZ E PERFORMANCE EM ADRIANA CALCANHOTTO Autor: DANIELA PEDREIRA ARAGAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29993
Catalogação: 16/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29993
Resumo:
Título: VOZ E PERFORMANCE EM ADRIANA CALCANHOTTO Autor: DANIELA PEDREIRA ARAGAO
Nº do Conteudo: 29993
Catalogação: 16/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29993@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29993
Resumo:
O objetivo principal desta tese é analisar o desenvolvimento vocal da
cantora Adriana Calcanhotto e o modo como ela imprime uma marca rasurante em
suas interpretações. Este processo se efetua por meio de um intercâmbio com os
cinco círculos semióticos estabelecidos por Júlio Diniz: a tradição sentimental e
exagerada da música brasileira nos anos 40 e 50, o distúrbio geracional e sonoro
das guitarras e cabelos compridos da Jovem Guarda, o minimalismo das ricas
formas poéticas, harmônicas e melódicas da Bossa Nova e o engajamento
barulhento e transformador das músicas de protesto. Pretende-se avaliar como se
dá o desempenho performático da artista, a maneira como ela explicita o
desenvolvimento de suas performances cênicas em seus shows, que revelam um
forte diálogo com outras categorias artísticas, como a literatura e as artes plásticas.
Seu percurso criativo demonstra uma busca acentuada por uma estética
minimalista, que desponta tanto em sua expressividade vocal, quanto na
manifestação corporal. Analisa-se, ainda, a criação do heterônimo-máscara
Partimpim, o qual explicita o trabalho da artista voltado para o universo infantil,
em que ela compõe canções e elabora releituras que demonstram a predominância
de uma concepção lúdica expressa sobretudo nos arranjos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |