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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A OFICINA DE ESCRITA COMO LUGAR DE (RE)CRIAÇÃO E INSERÇÃO LITERÁRIA Autor: MARTA DE MATTOS VIEIRA BARCELLOS COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO - ORIENTADOR
ANA PAULA VEIGA KIFFER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29988
Catalogação: 16/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29988
Resumo:
Título: A OFICINA DE ESCRITA COMO LUGAR DE (RE)CRIAÇÃO E INSERÇÃO LITERÁRIA Autor: MARTA DE MATTOS VIEIRA BARCELLOS COSTA
ANA PAULA VEIGA KIFFER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29988
Catalogação: 16/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29988@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29988
Resumo:
A partir da experiência da autora como participante em três oficinas de prosa de ficção, esta dissertação desenvolve reflexões sobre os caminhos da experimentação e da construção da escrita artística, e também da profissionalização do escritor. Da motivação do escrever às formas de inserção no sistema literário, a oficina se oferece em seus temas e dinâmicas como espaço de investigação das tensões relacionadas à prática da escrita na contemporaneidade: fundada sob o princípio do aprendizado, ela pressupõe o apagamento do autor como sujeito inspirado e original, mas convive com as ideias românticas em torno da criação. Embora aceitem os novos termos da intertextualidade e da aprendizagem técnica, seus alunos buscam uma voz própria e vivenciam a experiência da impessoalidade que escapa ao controle no processo de escrita. Neste trabalho, as atividades da oficina são apresentadas em diálogo com as noções barthesianas e deleuzeanas sobre a escrita, sua motivação e sua construção.