INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ENTRE A IMAGEM E A MODA: UM ESTUDO SOBRE O HABITUS VISUAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOAO DALLA ROSA JUNIOR

Colaborador(es):  ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Número do Conteúdo: 29983
Catalogação:  15/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29983@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29983@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29983

Resumo:
A tese apresenta o olhar como objeto de pesquisa de um estudo sobre o campo da moda. Aborda o modo como as instâncias de comunicação, por meio da mídia, incitam disposições visuais nos agentes, tendo por base as práticas de representação do produto de vestuário que estão em consonância aos suportes de visualização das imagens de moda. Através de uma pesquisa de campo realizada em uma turma do curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT – RJ, durante o semestre de 2015/01, foram analisadas as formas de apropriação das convenções visuais em jogo na comunicação de moda. Fotografias e questionários foram utilizados para a construção dos dados de pesquisa. Pelo exame das experiências de campo, as informações obtidas foram postas em diálogo com referências teóricas da sociologia da arte e da moda, bem como da história da arte. A partir do emprego de vitrines e revistas de moda, delimitou-se o contexto das práticas de comunicação da moda. As disposições visuais foram analisadas de acordo com as imagens e a interação entre os agentes responsáveis por sua produção. Três padrões visuais de percepção foram identificados. O primeiro se refere à frontalidade como característica resultante da relação entre as práticas da fotografia e a pose das modelos. O segundo se estabelece pela elegância como um significado atribuído ao conjunto de elementos visíveis nas imagens. E, o terceiro se relaciona ao espaço dos desfiles e ao modo como se instaura uma perspectiva monocular devido aos ângulos de registro das passarelas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui