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Título: CARACTERIZAÇÃO, CALIBRAÇÃO DO MODELO E AFERIÇÃO DE UM ATUADOR ELÉTRICO LINEAR
Autor: RENATO TRABACH DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 29981
Catalogação:  15/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29981@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29981

Resumo:
Esse trabalho visa a realização de testes experimentais para caracterização do comportamento dinâmico, determinação de parâmetros do modelo e obtenção de curvas de aferição de um sistema comercial de atuação linear composto por motor elétrico de corrente continua convencional e transmissão por engrenagens, pinhão e parafuso sem fim. Serão empregados nos testes o controle e o transdutor do próprio sistema em conjunto com interface gráfica em LabVIEW, uma rotina desenvolvida especialmente para a finalidade proposta, que foi usada para obter a tensão lida pelo transdutor em tempo real enquanto ocorre o deslocamento da haste do atuador. A partir da variação da tensão obtida, em função do deslocamento da haste, foi obtida a calibração, a equação da reta que define o deslocamento em função da tensão lida pelo transdutor. Com o deslocamento em função do tempo, foi criada uma rotina para encontrar a velocidade do parafuso de avanço do atuador em tempo real, obtendo os gráficos de velocidade e comparando com os dados fornecidos no catálogo pelo fabricante do atuador elétrico, além de encontrar a curva de caracterização do motor elétrico para fazer o controle, em trabalho futuro, da plataforma. Após os testes e efetuado um controle para achar as curvas do motor, foi encontrado parâmetros parecidos com o fornecido no catálogo.

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