XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN Autor: ROSANA FERREIRA ALEXANDRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29979
Catalogação: 15/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29979
Resumo:
Título: COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN Autor: ROSANA FERREIRA ALEXANDRE
Nº do Conteudo: 29979
Catalogação: 15/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29979
Resumo:
No momento em que o museu repensa suas funções e sua relação com o visitante, trazendo novos questionamentos e desafios, propomos investigar o papel e a contribuição do design na mediação entre o museu e o público. Um público cada vez mais diversificado, que requer da instituição uma abordagem multi-interdisciplinar. Partindo dessas colocações, algumas questões sobre como criar e proporcionar uma experiência significativa e memorável para o público foram formuladas e, sob o viés do design, abordamos formas de pensar, planejar e executar ações inovadoras capazes de acolher o visitante no museu. Para tal, uma discussão é conduzida acerca do conceito de experiência, traçando um percurso do termo pelas áreas da filosofia, centrada em Walter Benjamin, e da educação, através das vozes de John Dewey e Jorge Larrosa, até chegar aos estudos recentes na área do design. A partir desta base conceitual chegamos a um entendimento de como se constitui uma experiência de visita memorável ao museu e que aspectos podem ser importantes para seu delineamento. A fim de problematizar a complexidade da experiência de visita no museu, recorremos a três pilares: as vozes dos visitantes; as iniciativas e o redirecionamento das práticas de comunicação em museus; e o pensamento dos profissionais que atuam na área. Desta forma, aprofundamos a discussão sobre a construção da experiência e traçamos um panorama do momento atual da instituição, compreendendo expectativas, práticas, desafios e reflexões sobre o museu e sua interação com o público. A triangulação dos dados nos permitiu compreender a experiência, em todas as suas nuances, destacando elementos que possibilitam a sua construção e podem ser trabalhados através do design. Por o design ser uma área entre-fronteiras e lidar com problemas complexos de forma diferenciada, ele não apenas se aproxima das demandas do museu atual, como contribui nesse cenário como um mediador de percepções e sentidos entre público e os museus.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |