$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROSANA FERREIRA ALEXANDRE

Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - Orientador
Número do Conteúdo: 29979
Catalogação:  15/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29979

Resumo:
No momento em que o museu repensa suas funções e sua relação com o visitante, trazendo novos questionamentos e desafios, propomos investigar o papel e a contribuição do design na mediação entre o museu e o público. Um público cada vez mais diversificado, que requer da instituição uma abordagem multi-interdisciplinar. Partindo dessas colocações, algumas questões sobre como criar e proporcionar uma experiência significativa e memorável para o público foram formuladas e, sob o viés do design, abordamos formas de pensar, planejar e executar ações inovadoras capazes de acolher o visitante no museu. Para tal, uma discussão é conduzida acerca do conceito de experiência, traçando um percurso do termo pelas áreas da filosofia, centrada em Walter Benjamin, e da educação, através das vozes de John Dewey e Jorge Larrosa, até chegar aos estudos recentes na área do design. A partir desta base conceitual chegamos a um entendimento de como se constitui uma experiência de visita memorável ao museu e que aspectos podem ser importantes para seu delineamento. A fim de problematizar a complexidade da experiência de visita no museu, recorremos a três pilares: as vozes dos visitantes; as iniciativas e o redirecionamento das práticas de comunicação em museus; e o pensamento dos profissionais que atuam na área. Desta forma, aprofundamos a discussão sobre a construção da experiência e traçamos um panorama do momento atual da instituição, compreendendo expectativas, práticas, desafios e reflexões sobre o museu e sua interação com o público. A triangulação dos dados nos permitiu compreender a experiência, em todas as suas nuances, destacando elementos que possibilitam a sua construção e podem ser trabalhados através do design. Por o design ser uma área entre-fronteiras e lidar com problemas complexos de forma diferenciada, ele não apenas se aproxima das demandas do museu atual, como contribui nesse cenário como um mediador de percepções e sentidos entre público e os museus.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui