$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: UMA HISTÓRIA PARA CONTAR, MUITOS SEGUIDORES PARA INSPIRAR: UM ESTUDO DE CASO
Autor: VINICIUS FREIRE NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29946
Catalogação:  12/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29946@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29946@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29946

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de storytelling pela liderança e compreender o papel desta ferramenta na disseminação e internalização dos valores organizacionais. A partir da revisão da literatura de storytelling, cultura e liderança organizacional foi realizado um estudo de caso de uma empresa privada do segmento marítimo, portuário e logístico. A pesquisa qualitativa coletou dados secundários referentes a história da organização e dados primários a partir de entrevistas semiestruturadas com quinze líderes escolhidos por conveniência e acessibilidade. Identificamos que todos os líderes entrevistados utilizam o storytelling - em maior ou menor proporção - entretanto, a grande maioria não o faz de forma consciente ou estruturada. As principais utilizações do storytelling, no estudo de caso, foram para modificação de práticas ou comportamentos, internalização de valores organizacionais e motivação da equipe, utilizando-se de histórias reais seja da própria pessoa, seja de algum gestor de nível hierárquico superior e ferramentas de apoio, tais como vídeos e fotos. Verificou-se, também, que: (1) os gestores de negócio contam histórias relativas a própria organização enquanto os gestores do corporativo utilizam histórias pessoais ou de experiências passadas e que (2) mesmo em uma organização com um passado rico e um longo caminho de histórias organizacionais, muitos dos líderes não as conhecem ou não as utilizam em suas narrativas para com seus seguidores. Por fim, recomendou-se a instrução dos principais agentes de mudança, os líderes, sobre a ferramenta de storytelling e suas melhores formas de aplicação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui