$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NO DESEMPENHO DE INDÚSTRIAS: TESTE EMPÍRICO NAS OPERADORAS BRASILEIRAS DE PLANOS DE SAÚDE/ODONTOLÓGICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIANO POLISSENI DUQUE

Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 29943
Catalogação:  12/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29943@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29943@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29943

Resumo:
Este estudo identificou padrões de orientação estratégica das operadoras brasileiras de planos de saúde/odontológicos quanto à adoção de práticas de alianças estratégicas e de responsabilidade social e seus impactos no desempenho no período de 2013 a 2015. Apresentou ainda uma taxionomia estratégica destas operadoras. A metodologia incluiu a aplicação de Análise de Cluster, MANOVA e ANOVA em uma amostra de 123 empresas deste setor. Os construtos desempenho, alianças estratégicas e responsabilidade social foram operacionalizados a partir de revisão bibliográfica abrangente e consulta a especialistas do setor. Os resultados indicam que a adoção de práticas de alianças estratégicas ― (1) construção de conhecimento sobre experiência regulatória ou mercadológica, em cooperação com outras operadoras; (2) construção de conhecimento para geração de habilidades, talento gerencial ou de novas competências em cooperação com outras operadoras; (3) desenvolvimento de novas tecnologias de produtos/serviços ou processos em cooperação com universidades, hospitais ou organizações de pesquisa sem fim lucrativo; (4) acesso a novos clientes em cooperação com outras organizações (sindicatos, associações); (5) diminuição do risco, partilhando grandes investimentos com outras operadoras de plano de saúde/odontológico ― possuem correlação estatística com o desempenho das empresas do setor, especificamente com a média trienal do ROE (Retorno sobre o Patrimônio) nos últimos três anos e com a percepção de crescimento de mercado nos últimos três anos. As operadoras de plano de saúde/odontológicos que possuíam alianças estratégicas com enfoque mercadológico (maior atenção nas práticas 1, 2, 4 e 5) obtiveram resultados de ROE melhores que as outras empresas do setor e percepção de crescimento de mercado menor que seus concorrentes. Quanto à adoção de práticas deresponsabilidade social, não foi encontrada correlação estatística com medidas subjetivas ou objetivas de desempenho, corroborando achados anteriores de diversos autores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui