$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ASPECTOS TERMODINÂMICOS DA CORROSÃO POR CO2
Autor: ROGER ENRIQUE GAGO TOLENTINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVANI DE SOUZA BOTT - ORIENTADOR
ADRIANA FORERO BALLESTEROS - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 29909
Catalogação:  10/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29909@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29909@2

Resumo:
Entre os vários processos de corrosão em aços, é bem reconhecido que a presença de dióxido de carbono e água é o início da corrosão por CO2. Este tipo de corrosão é comum de ser encontrada na indústria de petróleo e gás, tanto em dutos como em poços. A intensidade e, ou ocorrência deste tipo de corrosão é dependente de fatores como pH da solução, temperatura e pressão. Isto ocorre, porque neste tipo de sistema há a probabilidade de formação de uma camada de óxido (FeCO3) que pode ser tanto protetora ou não dependendo das condições em que se dá a formação desta camada na superfície do aço. Nesta dissertação se objetivou avaliar a termodinâmica envolvida na precipitação da camada de FeCO3 variando o tempo e a temperatura e verificando a influência destes sobre a força iônica e concentração das espécies Fe 2 mais e CO3 2 menos; as quais foram calculadas de acordo com o equilíbrio de especiação do H mais, OH menos, HCO3 menos, CO32 menos, e CO2(aq) em soluções iônicas aquosas, balanço de massa e das espécies iônicas presentes. Nos ensaios de corrosão, os aços foram submersos em uma solução de 3 por cento de NaCl durante períodos de 7, 15, 21 e 30 dias e temperaturas de 25 graus Celsius, 50 graus Celsius e 75 graus Celsius em atmosfera de CO2 e N2 de 75 bar. A camada de FeCO3 formada na superfície dos aços, pode reduzir a taxa de corrosão dificultando a difusão das espécies envolvidas no processo. Assim, as morfologias superficiais e transversais das camadas de FeCO3 formadas foram caracterizadas por Microscopia eletrônica de Varredura (MEV), e as técnicas de Fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDS) e Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS) foram utilizadas para o estudo da composição e configuração química da camada. O resultado da caracterização mostrou a formação de FeCO3 para as temperaturas estudadas. Porém, em termos de morfologia a 50 graus Celsius as camadas apresentaram as maiores espessuras e a 75 graus Celsius ocorreram as menores taxas de corrosão.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui