$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA OPTO ELETRÔNICO PARA CONTAGEM AUTOMÁTICA DE ESFERAS ABRASIVAS MITIGADORAS DE INCRUSTAÇÕES EM TROCADORES DE CALOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): KIM CARVALHO DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Coorientador
Número do Conteúdo: 29875
Catalogação:  08/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29875@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29875@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29875

Resumo:
Este trabalho apresenta e discute o desenvolvimento e funcionamento de uma bancada de teste que simula o sistema injetor de esferas abrasivas de um sistema de limpeza dos tubos de um trocador de calor utilizado no arrefecimento de hidrogeradores da Usina Fontes Nova, de propriedade da Concessionária de Energia Light Serviços de Eletricidade SA. Foi desenvolvido um sistema optoeletrônico de contagem automática das esferas que fazem a limpeza, garantindo que todas as esferas sejam coletadas após cada ciclo do processo de limpeza. Fazendo uso de um par de fotodiodo-fotodetector, na faixa do infravermelho, foi desenvolvido um sistema automatizado que funciona como contador das esferas abrasivas imersas no escoamento e medidor da velocidade individual de cada esfera circulante. Esse projeto complementa o desenvolvimento do projeto do sistema injetor de esferas desenvolvido na dissertação de mestrado em Metrologia de Velfe Hollandino de Oliveira Junior (defendida em 2015), cujo protótipo era desprovido dessas funcionalidades.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui